2018-01-30

Curiosidade: Ordem de leitura na Apuração




         A regra utilizada nos anos de 2016 e 2017 deve ser utilizada nesse ano, vez que no Regulamento de 2018 do Desfile das Escolas de Samba do Grupo A de Niterói (aprovado em 06/11/2017) estão elencados os 10 quesitos a serem avaliados pelos julgadores(art.28). Porém, no dia da apuração (15/02/18), de acordo com o inciso V do art.33, a leitura pela Comissão de Apuração das notas dadas pelos jurados segue a ordem inversa da disposta no referido artigo 28.
         Assim, a ordem de leitura das notas é a seguinte:

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Comissão de Frente

Fantasias

Alegorias e Adereços

Conjunto

Enredo

Evolução

Harmonia

Samba-Enredo

Bateria

NITERÓI - Gastos com Infra-Estrutura do Carnaval




         A Prefeitura Municipal de Niterói ainda não disponibilizou os valores que pretende despender com a infra-estrutura do carnaval na cidade, muito embora desde setembro de 2017 esteja colhendo de empresas interessadas estimativas de preços para os serviços (Ex.: locação de mão de obra de fiscal de pista (30) para fiscalização dos locais de concentração e desfiles das escolas de samba e locação de caminhão reboque (4) para prestação de serviços de movimentação dos carros alegóricos).

         Os valores são discriminados nos itens dos EDITAIS ADMINISTRATIVOS, que tem por finalidade a contratação de empresas especializadas no ramo de organização e execução de eventos para atender o Carnaval da Cidade de Niterói, para prestação de serviços e locação de itens tais como:

estruturas para arquibancada;
palcos, cabines para jurados e camarotes;
mobiliários e banheiros químicos;
carros de som e outros veículos;
geradores, sistemas de sonorização e iluminação;
mão de obra de locutor, fotógrafo, pessoal de apoio e fiscais de pista;
prestação de serviços de Buffet e serviços médicos;
outros serviços correlatos.

         Abaixo, os valores dos últimos três anos:

         Podemos concluir que em 2016 houve uma redução de 20,48% em relação ao ano anterior (2015). Em 2017 houve um aumento de 4,1% em relação ao ano anterior (2016), mas uma redução de 17,16% em relação ao ano de 2015.

         Em 2018, como dissemos, ainda incerto o valor que a Prefeitura Municipal de Niterói pretende gastar para realização do carnaval da cidade, estando definido tão somente, conforme o noticiário local e fontes próprias, os valores a serem encaminhados para as Agremiações.

2018-01-28

PROGRAMÃO DE DOMINGO



Nas calçadas e na via principal a animação era total

          Que prazer estar junto a milhares de pessoas na Amaral Peixoto no início da noite desse domingo (28/01/18) e constatar  a animação dos foliões, espectadores, componentes e diversos segmentos das 3 maiores Agremiações da cidade, as Escolas de Samba Acadêmicos do Sossego, Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Cubango.
 

Dois dos responsáveis pela festa e defensores do carnaval da cidade: João Teixeira e Paulo Bagueira

         A Amaral Peixoto foi tomada por uma multidão ordeira e animada. O local contava com ampla segurança e os responsáveis pelo trânsito fizeram que o mesmo fluísse, possibilitando o acesso ao local seja pelo transporte público, seja por veículos particulares. Notamos ainda um ordenado sistema de estacionamento nas vias adjacentes, possibilitando o livre acesso enquanto a principal Avenida da cidade era só animação.


         Não identificamos nenhum tumulto ou confusão. Ambulantes trabalhando, pessoas dançando e se confraternizando ao som dos sambas-enredo das "embaixadoras" da cidade no Sambódromo.


         Tudo certo, bem planejado e organizado.

         Gostoso de se ver e participar!

NELTUR com dinheiro em caixa




         Foi publicado no D.O. do último sábado o Decreto n° 1.2871/2018 do Prefeito Rodrigo Neves. O ato possui efeito retroativo para sexta-feira, 26/01/18, data da assinatura do mesmo.
         O Decreto abriu crédito suplementar para reforço de dotações orçamentárias de 3 órgãos municipais, mas beneficiando, em especial, a Neltur, que levou 98,31% dos R$1.015.058,02 descritos no ato.
         Como as Escolas de Samba da cidade ainda aguardam o repasse dos valores, o ato enche de esperança os sambistas que a duras penas realizam ensaios e fazem empréstimos para compra de material para que seja possível apresentar um espetáculo digno na Rua da Conceição nos dias 12 e 13 de fevereiro.