OS
ENREDOS MERITÓRIOS EM NITERÓI
por ROBERTO MORGADO
por ROBERTO MORGADO
Estamos
na fase final de estudo constituído por levantamento e análise dos enredos apresentados
pelas principais agremiações da cidade. A partir da análise dos dados
referentes à TEMÁTICA DOS ENREDOS[1],
constatamos que os ENREDOS MERITÓRIOS
são o segundo assunto de maior incidência em nossa cidade.
ENREDOS MERITÓRIOS são os que
apresentam homenagem a pessoas ou personalidades, exaltando seus méritos,
feitos e realizações na área que atuam. Nas palavras do Mestre FARIAS[2],
ao referir-se em especial sobre os apresentados pelas Escolas de Samba do Grupo
Especial no Rio de Janeiro define a temática como a que “versa sobre uma pessoa famosa que se destaca ou se destacou na
sociedade ou um conjunto de pessoas, exaltando suas características, seus
feitos e mostrando sua importância para a cultura brasileira. Muitos deles, dos
mais recentes, são patrocinados pelo próprio homenageado.”
Em
nosso estudo encontramos durante a análise dos dados muitas semelhanças entre
os resultados da análise realizada por ARAÚJO[3],
que tem por objeto a temática nas pequenas agremiações cariocas. Assim como
aquelas, nas Escolas de Samba do Grupo Principal da cidade verifica-se a predominância de dois tipos de enredo: homenagem a personalidades e de temática
afro-brasileira. A outra semelhança é o que o especialista[4]
chama
de “dado
complicador”, ou seja, dos enredos
computados como homenagem a personalidades, grande parte destes são dedicados a personagens negros, possibilitando
sua inclusão na categoria temática afro-brasileira.
ENREDOS
MERITÓRIOS
Nas observações feitas por HÉLIO
RICARDO RAINHO sobre a escolha de ENREDOS
MERITÓRIOS em um dos inúmeros vídeos disponíveis no PORTAL SRZD, o estudioso concentra suas considerações
sobre a questão da APRESENTAÇÃO DA
SINOPSE quando a Escola de Samba se propõe a apresentar um ENREDO-HOMENAGEM, destacando que a fundamentação
da proposta para enredos dessa natureza precisa ater-se necessariamente a
aspectos da apresentação intrínseca ao Desfile de Carnaval e que não são
encontrados em outras manifestações artísticas.
Como bem disse o referido
comentarista, para a adequação no plano estético-literário deve-se considerar
que um enredo carnavalesco tem em sua natureza características próprias e a
descrição histórica pode partir da CARREIRA do homenageado e esclarece que a
PROPOSTA PLÁSTICA e o projeto como um todo É (e em nosso entender, sempre
será!) um DESAFIO para o CARNAVALESCO. Afinal, a simples descrição biográfica
dentro de um enredo carnavalesco podem não empolgar. Foi feliz ao exemplificar
os Enredos sobre Zico, Luma de Oliveira, Lamartine Babo, Ary Barroso e o da
campeã de 2016 (Mangueira - Maria Betânia).
A necessidade de objetividade,
contrapondo-se a presença comum de subjetividade percebida em muitas SINOPSES,
foi ao final abordada por REIS e entendemos como uma orientação necessária e
esclarecedora para atuais e futuros carnavalescos, independente da categoria em
que esteja inserida a Escola de Samba que atue, pois enfatiza: “sinopse não é
monografia”.
SOUZA SOARES E SEUS ENREDOS MERITÓRIOS
Interessante o recente caso de uma
Agremiação de Niterói, a SOUZA SOARES. Faço questão de citá-la antes mesmo da
publicação de nosso estudo, intitulado TIPOS
DE ENREDO NO GRUPO PRINCIPAL DE NITERÓI – 2006/2017.
A Agremiação voltou a desfilar na
cidade em 2010, se apresentando no GRUPO ÚNICO de Escolas de Samba de
Niterói e que definiria quais os membros da CATEGORIA PRINCIPAL e CATEGORIA DE
ACESSO dentre as Escolas de Samba. Naquela oportunidade o enredo foi sobre MARIA QUITÉRIA DE JESUS – O Soldado
Medeiros.
A sexta colocação dentre as lhe garantiu
o direito de figurar entre as 7 Agremiações que no ano seguinte (2011) estariam no GRUPO PRINCIPAL. O carnavalesco Chico Corrêa voltou então a apostar
neste tipo de enredo e homenageou NOCA
DA PORTELA, fazendo que o último lugar determinasse o seu rebaixamento
para o GRUPO DE ACESSO (atual GRUPO A).
Nos três anos que se seguiram (2012-2015), possivelmente achando que
iniciativas dessa monta não lhe favorecesse, a verde e branco de Santa Rosa
evitou enredos sobre pessoas e personalidades. Foi sob a batuta do competente
Presidente A.Castellar, o “Ping-Pong”, que a Souza Soares tornou a apresentar
enredos dessa natureza.
A mobilização das comunidades de
Santa Rosa foi determinante para o sucesso naquele ano. A quadra da Escola foi
invadida pelos moradores do Zulu, União e Souza Soares já nas eliminatórias
para escolha do samba enredo, permanecendo assim durante os ensaios e demais
eventos que tornaram a Quadra destino de muitos sambistas durante os finais de
semana. Com um desfile inusitado, grandioso e impecável tecnicamente, acabou
por voltar ao Grupo Principal ao vencer a disputa para acessar a elite de
Agremiações com o enredo sobre a passista Cris
Alves: Rainha de Ébano, estrela de todos os carnavais.
Com a renúncia do querido líder
comunitário como Presidente da Agremiação após o sucesso de 2016 e garantido à
Souza Soares o desfile junto as Agremiações volta ao Grupo Principal de Escolas
de Samba de Niterói, que se realiza na terça-feira
de carnaval, a definição do enredo dessa vez foi feita por uma Comissão de
Carnaval criada pela nova Diretoria.
Intitulado Mestre Cartola o divino poeta do samba, prestou homenagem ao
mais nobre Mangueirense mas a Escola de Santa Rosa fez um desfile pouco animado
e com muitas falhas, decepcionando platéia e jurados, o que determinou novamente
o rebaixamento da Agremiação para a categoria de Acesso, deixando o Grupo de
elite do carnaval da cidade.
Os supersticiosos podem afirmar que
não se deve, consecutivamente, apresentar essa categoria de enredo, ou então
que são as mulheres (Maria Quitéria e Cris Alves) que favorecem os resultados,
enquanto homenagem a sambistas (Noca e Cartola) traz algum tipo de empecilho ou
mau agouro ao bom desempenho da Escola na Rua da Conceição.
Saindo completamente do plano
astral ou místico, acreditamos que algumas falhas administrativas – como a
falta de mobilização de setores da Agremiação para integrar a comunidade aos
anseios da Escola - acabam por refletir desfiles ruins, como os que fazem com que
uma das mais queridas e tradicionais Escolas de Samba da cidade viva entre a
vitória e o fracasso, entre o Principal e o Acesso, entre a felicidade e a
tristeza. 


