INTRODUÇÃO
Recentemente postamos texto com base em indicação bibliográfica do Livro Desfile na Avenida, trabalho na escola de samba, de Leila Maria da Silva Blass feita pelo Professor Jardel Augusto Lemos. Em uma a das transcrições realizadas naquela abordagem destacávamos a parte onde se era ressaltada a “multiplicidade e pluralidade de saberes e de fazeres artísticos(...) apresentando a produção e o desfile de carnaval sempre um caráter coletivo” (p.102)
Face a esse caráter coletivo para a produção de um desfile de carnaval, da multiplicidade de saberes, é que há muito somos adeptos da instituição de comissões de carnaval. Essa é uma necessidade tanto nas grandes Escolas de Samba, como as que integram o Grupo Especial, bem como consideramos indispensáveis nas de menor porte e que contam com pessoas que colaboram de forma gratuita.
Uma dificuldade constante é a sobreposição de funções que culmina com a imperfeita ou inacabada realização de determinadas tarefas. Assim, muito importante se faz a especificação de atribuições dentro de cada setor correspondente e para cada membro da Comissão.
COMUNICAÇÃO DOS FEITOS e DIVULGAÇÃO DAS DATAS E ATIVIDADES
Poucas agremiações de pequeno porte, como as da cidade de Niterói, contam com um departamento de comunicação social efetivo, destacando uma série de pessoas em momentos específicos para prestarem informações, fornecerem dados, veicular e informar aos órgãos públicos e imprensa em geral de seus eventos e suas atividades o que prejudica, sobremaneira, a divulgação do que se pretende.
Acabamos de identificar tal situação em uma Agremiação, onde a divergência de datas encontradas nos POSTS ”institucionais” da referida rede social facebook fez-nos encaminhar ao membro que divulgava ambas postagens mensagem particular onde perguntamos qual a data exata da escolha do samba-enredo. Ambas postagens informavam 3 datas: Entrega dos sambas, apresentação e Grande final. Tanto as datas apresentadas para a Entrega dos sambas pelos compositores quanto a Apresentação estavam em sintonia (01/09/16 e 11/09/16, respectivamente). Porém a Grande final possuía, cada banner postado, uma data (no caso 25/09 e 28/09). (Até a postagem desse texto não havia nos retornado)
ELEMENTOS TEXTUAIS DOS ENREDOS
Também é importante verificar quais são os responsáveis pela definição, desenvolvimento e apresentação do enredo. Presidência? Carnavalesco? Comissão de Carnaval? Interessante a abordagem feita por Anísio Abraão David ao Pesquisador Luiz Carlos Prestes Filho (em O Maior espetáculo da Terra, p.36) quando afirma:
“Tínhamos um Joãosinho Trinta, que criava bastante. Hoje eu tenho medo dos carnavalescos, porque o carnavalesco hoje não faz mais nada. Sozinho, não faz mais nada, como faziam esses profissionais de antigamente. Tem de ter equipe.”
Conclui o Anísio:
“Neste momento que me dei conta de que se minha equipe funcionava, seria melhor criar uma Comissão de Carnaval. Esta foi uma grande inovação. Mas, nem todas as Escolas tem uma equipe. Uma equipe forte é fundamental. Todos os carnavalescos que eu convidei, botei pra trabalhar com a Comissão de Carnaval da Beija-Flor”
É importante ouvirmos o depoimento do patrono da Beija-Flor pois é considerado pela maioria dos estudiosos em gestão/gerência de Escolas de Samba como sendo o administrador responsável pela profissionalização das grandes Agremiações. Afirma-se que as outras Escolas de Samba não tiveram outra alternativa senão a de seguir a metodologia de trabalho encontrada na Beija-Flor, marcando a passagem do período “artesanal” para o de profissionalização.
O diretor de carnaval da Beija-Flor, Laíla, em depoimento ao SRZD-Carnaval trata da comissão de carnavalescos da Beija-Flor e ratifica a ideia de que “Uma única pessoa não é a responsável por fazer o carnaval como é hoje”. Ressalta a vantagem de se ter uma COMISSÃO DE CARNAVAL.(link do vídeo abaixo)
Após a fase de DEFINIÇÃO do Enredo, seja essa tarefa da Presidência, Carnavalesco ou Comissão, é comum identificarmos a presença de técnicos para a pesquisa e redação dos textos ligados ao enredo. Sobre essa situação até mesmo redigimos texto para nos redimir da ausência de citação ao mestre JULIO CESAR FARIAS na parte de pesquisa e redação do enredo definido pela Acadêmicos do Sossego. Havíamos feito no campo de comentários do Youtube elogios a forma de abordagem e qualificação dos comentaristas (Luiz Fernando Reis, Rachel Valença e Hélio Ricardo Rainho). Nossa abordagem deixara naquele primeiro momento de citar aquele que fora o responsável pela pesquisa e redação da sinopse, tão elogiada pelos membros da equipe do SRZD (o vídeo e o comentário podem ser vistos na postagem
http://carnaval2016niteroi.blogspot.com/2016/07/analise-srzd-enredo-de-2017-academicos_22.htmlde 22/07/2016).
CONCLUSÃO
Sobre esse trabalho de pesquisa que antecede a apresentação ao público em geral, o estudioso Júlio Cesar Farias já havia se debruçado na obra até mesmo transcrevemos a primeira parte na postagem citada acima (http://carnaval2016niteroi.blogspot.com/2016/07/desculpe-me-pela-injustica-mestre-texto.html) .
Hoje, 04/08/16, outra importante Agremiação da cidade de Niterói fará a entrega da sinopse aos compositores. A apresentação do Enredo pela dupla de carnavalescos da atual Bi-campeã do carnaval na cidade de Niterói seguiu o formato sugerido por Farias no Tópico APRESENTAÇÃO A DIRETORIA.
Torcemos para que a fase de APRESENTAÇÃO AOS COMPOSITORES também siga, ao menos em parte, as orientações do mestre Julio Cesar Farias.
Terminamos essas poucas transcrevendo os pontos 1.5.3 e 1.5.4 da obra ENREDO NAS ESCOLAS DE SAMBA e aproveitando para renovar os desejos de plena recuperação da recente cirurgia pela qual passou o estudioso do carnaval, autor do texto abaixo.
1.5.3 - Apresentação a Diretoria
Com o enredo definido, o carnavalesco, em reunião, apresenta-o detalhadamente a Diretoria da Escola, mostrando as possibilidades de seu desenvolvimento no desfile. Em sua explanação, o carnavalesco procura convencer o setor administrativo a abraçar o tema daquele ano para a disputa no concurso oficial. É necessária a aprovação de todos os setores da agremiação para que o enredo seja bem desenvolvido pela Escola.
Tal reunião para apresentação do enredo ocorre mesmo se o enredo em questão for determinado pela referida Diretoria. Cabe ao carnavalesco e seus auxiliares pesquisarem o tema e depois apresentá-lo aos demais segmentos da Escola.
1.5.4 - Entrega da Sinopse aos Compositores
Os compositores da respectiva ala da Escola são convocados a comparecer em local determinado pela agremiação para que lhes seja entregue a sinopse do enredo. Nesta reunião, que pode ou não ser aberta para compositores de fora da agremiação, o carnavalesco e/ou Diretor de Carnaval procura explicar todos os pontos referentes ao enredo, colocando-se, depois, a disposição dos mesmos para sanar eventuais dúvidas sobre o tema.
Tal explanação do enredo para os compositores torna-se importantíssima devido ao fato de muitos carnavalescos ainda terem dificuldade em elaborar a sinopse do enredo. Ha, inclusive, sinopses com falhas gravíssimas em sua elaboração. As explicações do carnavalesco nessas reuniões são, portanto, fundamentais e necessárias para diminuir equívocos dos compositores na elaboração do samba-enredo.
Nesta palestra, também são dados os prazos de entrega dos sambas gravados, com as respectivas letras, para que possa ser feita a triagem dos sambas concorrentes que estejam mais de acordo com o enredo.




