2016-02-01

EMPREGABILIDADE no carnaval e a CIDADE DE NITERÓI – parte II

Texto encaminhado em 20/01/16 para o Blog Na Cadência da Bateria.

EMPREGABILIDADE no carnaval e a CIDADE DE NITERÓI – parte II

E nosso artigo começara pela Cadência da Bateria, que gerou a PARTE I. 

Isto porque tomamos conhecimento através de postagem efetuada no facebook pela Cadência da Bateria que o D.O. de 13/01/16 (quarta-feira) trouxe o aviso de licitação para locação destinada à contratação de empresas para o CARNAVAL 2016 em NITERÓI (*1). 

A Prefeitura Municipal de Niterói, ao publicar o aviso (cujos termos da licitação fora disponibilizado aos interessados pelo órgão competente na manhã desta segunda-feira,18/01/16) demonstra oficialmente a importância da atividade.

Identificamos no documento vários elementos que há muito defendemos, sendo alguns destes os que revelam a importância econômica, social e cultural do carnaval para a sociedade. De posse dos termos administrativos podemos tratar de caso específico utilizando alguns números oficiais, muito embora evitemos de citar cifras e valores. Revelamos a estimativa do VALOR TOTAL.

O valor total estimado pela Administração para a realização do carnaval da Rua da Conceição e dos Bairros e de R$ 2.025.211,54 (dois milhões e vinte e cinco mil e duzentos e onze reais e cinquenta e quatro centavos). Este valor é mera estimativa, conforme a média dos valores resultante de Coleta de Preços e a administração não se obriga a utilizá-lo integralmente.

Ressalte-se que este valor (mais de DOIS MILHÕES DE REAIS) é destinado tão somente ao pagamento de empresas. São elas que irão fornecer produtos para consumo imediato e autorizar a utilização de seus materiais e equipamentos, além de fornecer mão de obra. 

O que pretendemos neste texto é destacar os aspectos ligados as atividades profissionais envolvidas, pois o carnaval proporciona TRABALHO e GERAÇÃO DE RENDA para algumas DEZENAS DE PROFISSIONAIS DOS MAIS VARIADOS NÍVEIS, como por exemplo: montadores, músicos, engenheiros, técnicos, seguranças, fotógrafos, locutores, auxiliares de limpeza, enfermeiros, médicos, etc.

Os valores destinados as AGREMIAÇÕES (Escolas de Samba e Blocos), que realizam o desfile na RUA DA CONCEIÇÃO, NA INTENDENTE MAGALHÃES E NA SAPUCAÍ NÃO SÃO CONTEMPLADAS POR ESTE ATO ADMINISTRATIVO ESPECÍFICO. Então, nesse caso, em nossa análise excluiremos outras dezenas de profissionais, entre eles: aderecistas, costureiras,carnavalescos, dançarinos, etc.

Para não nos alongarmos trataremos especificamente do DESFILE DA RUA DA CONCEIÇÃO, e excetuaremos o CARNAVAL DE BAIRROS.

Ressalte-se que para os 4 dias da festa momesca, o CARNAVAL DE BAIRROS da cidade, custeado pela Prefeitura Municipal de Niterói irá necessitar de palcos; de iluminação; de sonorização; de quem transporte todo esse equipamento, inclusive. De quem se apresente nesse palco; de quem cuide de qualquer eventualidade na saúde dos presentes e da higiene necessária em qualquer aglomeração de pessoas. O CARNAVAL DE BAIRROS da cidade de Niterói será realizado em 19 LOCALIDADES. Nestas localidades irão ser montados palcos (de três tipos diferentes). Irão ser colocados banheiros químicos; terão postos de atendimento emergencial, etc. Com base apenas nestes 19 PALCOS, estarão também trabalhando profissionais de vários níveis e atribuições, que não citaremos como, por exemplo, 32 músicos, os 16 operadores de áudio/DJ´s, os motoristas e montadores dessas instalações, etc. Como se não bastasse, o carnaval nos bairros gera renda para algumas CENTENAS de AMBULANTES e dezenas de estabelecimentos regulares que utilizam seus funcionários durante o período que ocorrem as apresentações nestas localidades.
Só aí temos, com certeza, um mínimo de 400 PESSOAS trabalhando, formal e informalmente. 

Como dissemos, o texto irá com base no Edital nº01/16 (ref. Proc.Adm. nº 500000003/2016) da Prefeitura Municipal de Niterói, focar nos profissionais das empresas que prestarão serviço durante os 3 dias de atividades carnavalescas na RUA DA CONCEIÇÃO. São profissionais de diferentes níveis e habilidades. Citaremos alguns:
NÍVEL SUPERIOR
3 médicos
1 enfermeiro
Número indeterminado de Engenheiros Civis e Engenheiros Elétricos (*2)


NÍVEL TÉCNICO
3 técnicos de enfermagem
6 padioleiros
1 locutor
1 fotógrafo
Número indeterminado de técnicos de som, eletricistas, fiscais de variadas atribuições, designers gráficos, etc.


SEM QUALIFICAÇÃO
13 Motoristas (3 de Reboques. 3 de Ambulâncias, 6 de carros de som, 1 de van)
70 pessoas para APOIO
20 fiscais de pista
2 garçons
1 copeiro
Número indeterminado de pessoas para funcionar como  Auxiliar de Serviços gerais(*3),  cozinheiros e auxiliares(do Buffet e na preparação dos lanches), montadores (tendas, palcos, arquibancadas, “octanorms”, cabines de jurados, etc.), auxiliares dos eletricistas, etc. 

Só de maneira formal, listamos quase duas dezenas de atividades profissionais compreendendo mais de uma centena de pessoas, para trabalhar apenas nos três dias dos desfiles; deixamos de fora, com certeza, mais algumas dezenas de atividades que irão dar trabalho a outras centenas de pessoas, de maneira formal ou informal.

Esse texto serve como resposta a alguns idiotas que acham que é desperdício o dinheiro gasto em virtude do carnaval. A geração de trabalho e a consequente renda para as famílias, decorrente das atividades da Cadeia Produtiva e Econômica que cercam o evento justificam o investimento público para realização da festa. 

Compartilhem o link desse texto a vontade quando um sem-noção qualquer que acha o Danilo Gentili – ou qualquer outro bobão! – é um sensato cidadão quando posta em rede social dizendo que o dinheiro do carnaval deve ir para a saúde, educação, transporte...

(1) Confirmamos aqui a seriedade com que a informação, bem como a veiculação, é encarada pelo editor e mantenedor do perfil e do Blog Cadência da Bateria. Na postagem que nos referimos, a primeira sobre o assunto excetuada a oficial pela Prefeitura, cita diretamente a fonte de sua notícia-postagem e informa o link de onde foi extraída.
(2) Inúmeros serviços a serem prestados devem durante execução e montagem contar com esses profissionais e diversas empresas, para participarem do Pregão, devem estar regulares junto aos Conselhos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo.
(3) O documento determina, por exemplo, que a empresa responsável pela locação dos mais de 400 BANHEIROS QUÍMICOS INDIVIDUAIS terá por sua conta a MANUTENÇÃO DIÁRIA COM HIGIENIZAÇÃO.