2016-02-01

EMPREGABILIDADE no carnaval e a CIDADE DE NITERÓI – parte I

Texto encaminhado em 20/01/16 para o Blog Na Cadência da Bateria, que ficará fora do ar na edição do carnaval de 2016.
EMPREGABILIDADE no carnaval e a CIDADE DE NITERÓI – parte I

Antes de tratarmos do tema propriamente dito e que hoje pretendemos abordar (EMPREGABILIDADE - CARNAVAL - NITERÓI) não podemos deixar de tratar deste próprio veículo que temos o prazer de ora figurarmos como colunista. 

Recomendamos que acesse a PARTE II se o interesse for específico no tema apresentado. Acabamos nos estendendo, e fizemos do que pretendíamos utilizar como introdução ao tema, um texto próprio, sobre O BLOG e o Perfil da
Cadência da Bateria. 

O artigo sobre a empregabilidade decorrente do carnaval teve início, como muitas de nossas análises, textos, artigos, etc. com base em notícia veiculada pela Cadência da Bateria. Este BLOG é reconhecidamente o veículo de comunicação mais atuante e completo sobre o carnaval de Niterói. A história da revitalização do carnaval é contada aqui; através de linguagem direta e simples proporciona aos interessados, como nós mesmos, vasto arquivo, cujas postagens quase sempre utilizamos para confirmar datas, nomes, eventos e demais dados que só são encontrados nesta página. 

É aqui onde são publicados os artigos e notícias relevantes para quem faz o carnaval na cidade. A AGENDA DA CADÊNCIA é e continua sendo, desde os procedimentos iniciais para revitalização do carnaval na cidade, REFERÊNCIA para todos os que se interessam e/ou estão envolvidos com os desfiles de Escolas de Samba e Blocos.


O BLOG é alvo de constantes ataques, não de hackers, mas de “jornalistas” e variados tipos de “comentaristas” de rádio, internet e televisão que utilizam seus dados e fotos de maneira descarada, sem fazer a referência devida. A AGENDA, em especial e por exemplo, teve uma cópia recente que identificamos em renomado BLOG do carnaval da cidade. Dados idênticos, com as Agremiações e seus eventos dispostos na mesma ordem até. 


As fotos, como já me confidenciou entristecido o jornalista e mantenedor do BLOG, Luiz Eugênio, tiveram de passar por procedimento de identificação (colocação de uma espécie de “marca d´água”) para evitar as reproduções indevidas. A ordem dos desfiles na Rua da Conceição, que sempre fora dada em primeira mão pela Cadência da Bateria teve também de ser listada com imagem diferenciada ao fundo para que, ao menos, se fizesse referência ao veículo onde se obterá a imagem e/ou dado (ou dar ao menos o trabalho do sujeito ter de digitar o nome das Agremiações!). Coisas do “tempo da internet”, onde poucos responsáveis se lembram que por trás de seus “Ctrl+C e Ctrl+V” existem pessoas que GERAM CONTEÚDO e se deve, NO MÍNIMO, respeitar a autoria, citando as suas fontes de informação.


Com isso quero ressaltar a importância desse veículo. 


Já que a “introdução” ao tema ficou, em nosso entender, extensa ao ponto de tornar-se uma publicação própria (que chamaremos de PARTE I), aproveitamos para contar-lhes uma breve estória sobre esse BLOG e a sua importância. O texto foi escrito em 24 de julho e precedia um texto sobre alguns aspectos referentes aos ativos criados em virtude da festa momesca, com base no observado na mesa de debates sobre o MARKETING NO CARNAVAL e teve como aspecto central a abordagem das MARCAS DAS ESCOLAS DE SAMBA e de como possibilitar uma geração efetiva de renda a partir disso.  



Na última semana de julho do corrente, ao buscarmos informações sobre as atividades das Agremiações Carnavalescas de Niterói na internet deparamo-nos com uma postagem com imagem que dizia VEM AÍ A FEIJOADA DO QUINTAL DA CADÊNCIA e logo interessou-nos. O interesse deu-se por ligarmos o evento ao mais importante endereço eletrônico de divulgação do carnaval fluminense, que estava praticamente desativado a algum tempo.


Estivemos pessoalmente a algum tempo atrás com o criador e mantenedor do BLOG Cadência da Bateria, o jornalista Luiz Eugênio e confidenciamos que, como eu, muitos sambistas estavam de certa maneira “órfãos” de um veículo que pudéssemos contar para verificar a atividade nas Escolas e Blocos da cidade, além de suas respectivas programações. Lhe dissemos ainda que a CADÊNCIA DA BATERIA era uma referência e a reputação obtida nos últimos 7 anos tornaram-na até mesmo um ATIVO FINANCEIRO importante. Tentávamos assim de certa maneira promover algum estímulo ao jornalista que, anteriormente e em outra oportunidade contou-nos e seu descontentamento com os rumos do carnaval de Niterói e as dificuldades de compor e remunerar a equipe destacada para a manutenção do BLOG. Porém, ao fim de nosso encontro confidenciou-me que em breve pretendia retornar as atividades. Afirmou que o retorno das atividades na página seria precedida de um evento que pudesse marcar a volta do informativo. 


Assim, ao tomar ciência da FEIJOADA NO QUINTAL DA CADÊNCIA pensamos de imediato: Boa notícia! A CADÊNCIA DA BATERIA ESTÁ VOLTANDO!! 


Qual não foi nossa surpresa ao notar que não era bem assim. Era apenas uma espoliação da credibilidade da página eletrônica. O quintal não era DA Cadência, mas DO Cadência... Temos certeza que centenas de pessoas, como nós, aguardam a volta do BLOG visitaram a página do evento. 


Tal fato fez com que apresentássemos publicamente um dos aspectos que considero relevante para o incremento da atividade relacionada ao carnaval e visa contribuir com a discussão sobre o FORMATO ATUAL e os CAMINHOS POSSÍVEIS a serem trilhados para um recrudescimento do carnaval, especialmente os DESFILES DE BLOCOS e ESCOLAS DE SAMBA, através de obtenção de renda pela exploração de seus ativos. 


Para finalizar, tenho agora de escrever na primeira pessoa. É para afirmar descrever minha felicidade em hoje*, 19/01/16, poder contar essa estória (escrita em 24/06/15) aos leitores que acompanham a história do carnaval em Niterói. História que teve e ainda têm muita coisa a ser contada, sempre por este canal. 

Sabe o que considero ainda mais gostoso? Eu a conto para os leitores do próprio Blog Cadência da Bateria!**


Obrigado Luiz Eugênio e toda sua equipe, mais uma vez.


E, agora sim, vamos para a parte II...

* como informado no início do texto, o presente foi encaminhado ao BLOG mas o mesmo não irá cobrir o carnaval de 2016, e por isso hoje (01/02/16) é que está sendo publicado.