2018-11-30

VIRADOURO E CUBANGO EM SITUAÇÃO CONFORTÁVEL


              No RJTV desta manhã informou-se o fechamento dos Barracões da Mocidade Independente de Padre Miguel e da Mangueira, em virtude do atraso das verbas que deveriam ter sido repassadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 12/11 do corrente.

              A Escola de Samba de Niterói que desfila no Grupo Especial tem a sorte de contar com o valor 40% maior do que o destinado no ano passado pela Prefeitura Municipal e, ainda, tê-lo no início desse mês, vez que o termo foi assinado ainda em outubro (25/10/18). Foi cedido a Agremiação do Barreto mais de dois milhões de reais até o presente momento.

              Mas bem mesmo encontra-se a ACADÊMICOS DO CUBANGO, que firmou essa parceria com o ente público ainda em setembro e, para tentar juntar-se a Viradouro no Grupo Especial de Escolas de Samba a Agremiação que leva o nome do Bairro recebeu um valor praticamente TRIPLICADO (180%) em relação ao ano passado e que custearia, com folga, o Desfile das 26 Agremiações previstas para se apresentarem na Rua da Conceição.

              E o troco do valor recebido pela Cubango e o gasto previsto para as 26 Escolas de Samba e Blocos da Rua da Conceição seria a bagatela de R$ 246.000,00 (duzentos e quarenta e seis mil reais).

                  Quanto a SOSSEGO, o único valor até agora percebido foi a título de o incentivo cultural para a realização da Festa de Lançamento do Carnaval de 2019, no dia 19 de agosto de 2018, no Centro Cultural da Comunidade do G.R.E.S. Acadêmicos do Sossego, no bairro do Largo da Batalha e foi no valor de R$7.500,00.


MAGNÓLIA A TODO O VAPOR PARA 2019


SEMI-FINAL COM 6 CONCORRENTES

         Os seis sambas concorrentes hino de 2019 do G.R.E.S. Magnólia Brasil foram apresentados nessa quinta-feira (29/11/18) no início da Rua Magnólia Brasil, onde se realizam os ensaios da Bateria Magnífica desde agosto do corrente.

         A Agremiação presidida por Renatinho Magnólia mostrou-se cuidadosa desde o início do processo de preparação para o desfile de 2019 na Rua da Conceição (a Escola de Samba será a terceira a apresentar-se em 05 de março, terça-feira).

         Através da Direção de Carnaval, após lançar o enredo o Diretor Bobby Brown divulgou de todas as formas possíveis o enredo do carnavalesco Roberto Oliveira. Este, por sua vez, ao promover mais de um encontro com os compositores para explanação do enredo demonstrou que a Agremiação tem como um de seus pontos fortes o respeito e carinho com o samba e os sambistas.

         Por isso não houve surpresa para a Agremiação o recebimento de 7 (sete) sambas para concorrer ao hino de 2019, cuja apresentação deu-se em festa na AFTAE em 18 de novembro e a primeira etapa eliminatória ocorreu na dia 22/11/18.



ORDEM DE APRESENTAÇÃO E PARCERIAS 


         Pelo sorteio quem abriu os trabalhos foi a Parceria 1, do intérprete Felipe Costa e tendo como compositores Jander, Julio Cesar Azevedo, Marcus Lopes, Paulo C. Lopes e Paulo Roberto.

          A apresentação seguinte ficou opor conta da Parceria 3 que tem como Intérprete o competente Ricardinho Argentino, que contou com o jovem Kauan para cantar a canção composta por Anderson Sá, Bruno Braga, Marcus Junior, Diego Baiacu e Anderson Dentista.




         O samba composto por Dudu Oliveira, Chiquinho Inspiração, André Quintanilha, Dito, Jair PP, Pega Leve e Jorjão do Balanço (Parceria 4) foi o terceiro a apresentar-se e o cantor Jander empolgou os presentes. Chamou atenção a letra do samba distribuída, que assim como a gravação do samba-enredo é de alta qualidade. O Intérprete oficial é Jander.


         Seguindo a ordem do sorteio, quem se apresentou após foi a Parceria 5, dos compositores Manollo, Leonardo Castro e Marquinho.



         A Parceria 2 foi a penúltima a apresentar-se e o compositor e intérprete Alfredinho contou com a participação de Gegê Fernandes para entoarem a empolgante canção composta por Alexandre Orelha, Joel da Aquática, Cristian e Luiz Felipe Soares.



         O intérprete Wanderlei fechou a noite entoando a canção que criou em parceria com Cláudio Café, Carlos De Souza, Márcio Magnata e Silvinho (Parceria 7).


Acesse os REGISTROS EM VÍDEO com as parcerias e a Bateria Magnífica no Youtube:



 

2018-11-24

VANTAGENS DO RESPEITO A LEGALIDADE


O CASO DAS AGREMIAÇÕES A e Z
     Se houvesse sido cumprido o Regulamento do Desfile das Escolas de Samba de 2017, a Agremiação A deveria permanecer no Grupo C em 2018. Porém, o descumprimento da norma a alçou ao Grupo de Acesso, e no desfile de 2018 obteve a penúltima posição.

     A Agremiação X passou a desfilar categoria intermediária em 2015, depois de sagrar-se campeã no ano anterior(2014). Nos três desfiles anteriores ao de 2018, obteve posições bastante razoáveis, como o 5º lugar em 2017. O Regulamento deste ano (2018) prevê que somente a última Agremiação será rebaixada, que é no caso da Agremiação X
 
CONCLUSÃO

     A Agremiação A permanece no Grupo de Acesso, categoria que passou a integrar de forma irregular, em virtude do descumprimento do Regulamento de 2017, enquanto a Agremiação X agora volta para o Grupo C, categoria que deixara em 2014, depois de bons desfiles na categoria intermediária de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói.

2018-11-22

Ouça 7 sambas de 2019 da Rua da Conceição


G.R.E.S. FOLIA DO VIRADOURO 2019
   

 G.R.E.C. GARRA DE OURO 2019
   

G.R.E.S. PARAÍSO DA BONFIM 2019 (antigo G.R.E.S. Tá mole, mas é meu!)  

B.C. EXPERIMENTA da ILHA DA CONCEIÇÃO
   

G.R.B.C. ALEGRIA DA ZONA NORTE 2019
   

G.R.C.E.S. SABIÁ 2019
   

G.R.E.S. COMBINADO DO AMOR 2019
  

ESTÓRIAS DO CARNAVAL DE NITERÓI - 2016 e a UNIDOS DO VIRADOURO




GRUPO PRINCIPAL - DESFILE DE 2016

             O Grupo Principal no Desfile de terça feira na Rua da Conceição tinha como previsão de início o horário de 20:00 horas. O G.R.E.S. ACADÊMICOS DO CUBANGO, convidada para aquela edição teria uma hora para apresentar-se antes do início. A UNIDOS DO VIRADOURO se apresentaria ao fim dos desfiles das Escolas de Samba e Blocos da cidade que desfilavam naquela categoria.


FAKE NEWS?
             Algumas horas antes do horário previsto para o início das atividades daquela terça-feira na Rua da Conceição (09/02/2016), percebi no facebook uma postagem que, atualmente, é chamada de FAKE NEWS. Na época esse termo nem existia, acho.
         O Presidente da NELTUR à época compartilhava mensagem postada por um Dirigente da U.E.S.B.C.N., na qual anunciava a entrada da UNIDOS DA VIRADOURO às 01:30 da quarta-feira. Amigo que sou de ambos, achando tratar-se de um equívoco no momento da digitação, informei a ambos através de mensagem privada no facebook da impossibilidade da ocorrência da apresentação da Unidos da Viradouro naquele horário.

             Isso porque se a Agremiação do Barreto iria apresentar-se ao fim dos desfiles do Grupo Especial, somente poderia adentrar a Rua da Conceição às 02:40. Isso se não houvesse um único minuto de atraso!!


       Encaminhei explicação da impossibilidade do cumprimento do horário para ambos. O hoje Ex-Presidente da NELTUR agradeceu e retirou a postagem de imediato. Não sei precisar se o Dirigente da U.E.S.B.C.N. viu a tempo a mensagem. Como disse, faltavam poucas horas para o início das apresentações na Rua da Conceição.

RESULTADO

          Naquele ano (2016), a Escola de Samba de Niterói que desfila no Grupo Especial do Rio de Janeiro apresentou-se às 04:00 da manhã para uma arquibancada quase vazia. 
          Quase também vazio o desfile da Agremiação. Os membros da própria UNIDOS DO VIRADOURO se dispersaram durante o longo período de espera para a apresentação da Escola. 
Buscando o bi-campeonato para a Agremiação na qual era Dirigente: sem horário para não assustar eventuais espectadores